O grupo BTS tornou-se este ano o primeiro grupo de K-pop a ser número 1 na parada da Billboard, o ranking semanal dos 200 álbuns mais vendidos nos Estados Unidos. Atraindo turistas e dando visibilidade às marcas sul-coreanas no exterior, acabaram se tornando um ativo econômico para o país, explica o instituto Hyundai.
De acordo com o centro de estudos, o “impacto anual do BTS na produção”, o valor econômico gerado pelas indústrias é de 4,1 trilhões de wons por ano (aproximadamente US$ 3,6 bilhões) que equivale a 26 empresas de médio-porte sul-coreanas.
Cerca de 800 mil turistas tiveram como destino a Coreia do Sul somente ano passado, ultrapassando mais de 7% do número total de visitantes que o país recebe, segundo estimativas. As exportações associadas a roupa, cosméticos ou produtos alimentícios passaram de US$ 1 bilhão.
Se o grupo mantiver essa popularidade, contribuíra com 41,8 trilhões de wons nos próximos 10 anos, disse a Hyundai e até 2023, poderá passar da casa dos 56 trilhões do wons.
Matéria por: Fernanda de Sousa.
Não retirar sem os devidos créditos.
Comments