top of page
Foto do escritorKS Entertainment

EUA ajudarão Coreia do Sul a obter remédios contra gripe para o Norte



Na sexta-feira, uma autoridade sul-coreana anunciou que os Estados Unidos concordaram em ajudar a Coreia do Sul a enviar remédios contra gripe para a Coreia do Norte. Completou ainda que os Estados Unidos disseram que ajudariam o país, apesar das negociações nucleares.


O líder norte-coreano Kim Jong Un prometeu trabalhar para a desnuclearização em uma cúpula histórica com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Cingapura, em junho, mas os dois lados fizeram pouco progresso.


A Coreia do Norte levantou novas dúvidas sobre um acordo nuclear na quinta-feira, quando sua mídia estatal disse que qualquer acordo sobre a renúncia de seu arsenal nuclear deveria incluir a eliminação completa das "ameaças nucleares" dos EUA. Enquanto os Estados Unidos e a Coreia do Norte disputam um acordo nuclear, a Coreia do Sul está interessada em melhorar os laços com seu antigo rival e tem tomado medidas para estabelecer ligações em várias áreas, incluindo transporte e assistência humanitária.


Tem havido alguma preocupação dos EUA de que o Sul possa estar se movendo muito rapidamente na construção desses elos, dado o escasso progresso na desnuclearização. Apesar disso, Stephen Biegun, o representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, disse na quarta-feira que chegaria à Coreia do Sul para conversar, e que procuraria grupos de ajuda sobre como prestar "assistência apropriada" ao Norte, particularmente no inverno.

O representante especial da Coreia do Sul responsável pelas questões de paz e segurança, Lee Do-hoon, disse que depois de conversar com a Biegun na quinta-feira, os Estados Unidos concordaram em ajudar a abastecer o Norte com o medicamento Tamiflu.


"A questão de fornecer o Tamiflu ao povo norte-coreano foi resolvida", disse Lee a repórteres.


A Coreia do Sul forneceu 500 mil doses de Tamiflu para o Norte em 2009, após um surto de influenza H1N1. A Cruz Vermelha disse em janeiro deste ano que mais de 81 mil norte-coreanos foram afetados pelo mesmo vírus, também conhecido como gripe suína.



Matéria por: Raysa Góis 하은

Não retirar sem os devidos créditos.


Comments


bottom of page