top of page

MINZY FALA SOBRE SAÍDA DO 2NE1, DEPRESSÃO E FÉ

Em entrevista dada para a Billboard, Minzy fala sobre como sua jornada idol a levou a instabilidade mental, como encontrou conforto na fé e agora deseja ajudar quem passa pelos mesmos problemas.



 

AVISO GATILHO:

A matéria a seguir aborda temas como depressão, transtornos sociais e pensamentos suicidas. Recomenda-se cautela para as pessoas sensíveis a esses tópicos.

 

Dia 18 de Dezembro (Terça-feira), Jeff Benjamin, escritor da renomada Billboard, postou no site da mesma uma entrevista emocionante com a cantora Minzy, ex-integrante do girl group 2NE1. Nela a cantora se abre sobre depressão, saúde mental, fé e outros temas pessoais.

Clique aqui para conhecer melhor a Minzy e sua trajetória na música. Isso lhe ajudará a entender melhor a entrevista.

Como sua vida na indústria de entretenimento começou muito cedo (trainee desde a sexta série e debut aos 15 anos), Minzy confessou ter problemas com relações sociais "Eu nunca soube me relacionar com as pessoas. Já que eu desde muito jovem eu vivi em um ambiente controlado, eu nunca aprendi a socializar. Eu nunca tive uma infância normal. Eu nunca sai para brincar com as outras crianças. Eu apenas treinava e todos eram mais velhos que eu."

Quando Minzy finalmente fez seu debut, as coisas pareciam que estavam prestes a melhorar, e que todo seu esforço e sacrifícios finalmente seriam recompensados. Mas as críticas que 2NE1 sofreu do público coreano em sua estreia apenas abalaram a cantora e começaram a afetar sua saúde mental "As pessoas, os internautas estavam nos criticando por... Você sabe... Nós não éramos o grupo mais bonito. Nós éramos o 'Grupo Feio'. Eu não sabia como digerir isso, então acabei apenas acumulando dentro de mim. Foi muito difícil. Nós fingíamos que não era nada demais e tentávamos esquecer isso, mas esse tipo de coisa não se esquece. É difícil. [...] Eu tentava me manter à altura do grupo em questão de maturidade, mas quando você fica de frente com esses girl groups que parecem com modelos e você está fazendo algo diferente - legal mas diferente - você lida com isso de forma diferente."

Minzy revelou que seu "fundo do poço" foi em seus 16-17 anos. A mesma época em que o 2NE1 lançou as músicas Can't Nobody, I Am The Best e Ugly. Nessa época, a jovem idol começou a sucumbir à pressão de ser uma celebridade, a levando à depressão e pensamentos suicidas. "Eu subia ao palco e todos me davam apoio, eles me amavam. Então o show acabava, e eu voltava para o quarto de hotel me sentindo vazia. A vida parecia ser apenas o palco. Eu não sabia mais sobre o que era a minha vida; eu não sabia se a vida era melhor sendo uma artista ou se a vida seria melhor apenas sozinha. Isso era um contraste enorme, mas eu nunca tive tempo para descobrir como balancear a vida nos palcos e a vida sozinha."

Ela comentou como a falta de conscientização e comunicação sobre a saúde mental na Coréia do Sul a impediu de conseguir ajuda. Mas que sempre pode contar com o suporte do produtor da YG Entertainment, Teddy. "Já que eu era a mais nova, ele tentava me encorajar. Ele costumava dizer coisas como 'Eu sei que você está se sentindo deprimida e está tendo problemas com a depressão, mas você acredita em Deus e vai conseguir superar tudo isso.' Eu tenho boas memórias dele. Eu sou muito grata ao Teddy, e tê-lo como uma pessoa boa em minha vida me ajudou a continuar mesmo quando a depressão estava em seus piores momentos."

A cantora continuou tentando lutar contra a depressão sozinha, sem falar para os outros. Isso a fazia sentir extremamente solitária. Ela confessou que arranjou conforto e companhia na religião. "Quando eu tinha 17-18 anos, basicamente eu conheci Deus, eu encontrei a minha fé. Isso foi uma mudança primordial na minha vida. Pessoas com a mesma fé e encorajamento começaram a entrar na minha vida e falar fortemente nela. [...] Não era tipo 'Oh, você apenas tem que se sentir melhor.' Era tipo 'Nós entendemos que isso é um problema. E está tudo bem em ter problemas e está tudo bem em se sentir mal, mas vamos pensar sobre isso, lidar com isso e ter fé.' Isso me deu forças."

Originalmente, Minzy estava designada a debutar como artista solo. Mas a necessidade de uma dancer no grupo 2NE1 acabou mudando as rédeas de sua carreira. Apesar de amar seu grupo, ela continuava com o desejo de também mostrar seu trabalho individual. Ela preparou e gravou seu álbum solo, mas mesmo assim, o lançamento continuava sendo impedido pela empresa até que foi cancelado por problemas com um outro artista da mesma empresa. "Não tinha foco para terminar as minhas coisas. Eles continuavam a adiar, e não se sabia nada sobre qualquer coisa."


Em meio ao caos de sentimentos e turbilhões de pensamentos, Minzy revela a onde encontrava abrigo nas horas sombrias. "Irmãs", é o termo que ela usa para descrever seu porto seguro: as próprias integrantes do 2NE1. "Nós éramos colegas de dormitório, então coisas simples como ficar em casa assistindo TV eram os melhores momentos. Essas memórias me confortam e aquecem meu coração, pelo menos para mim. Talvez por que eu era muito jovem? Mas o mundo era um lugar muito estranho para mim, então mantenho essas memórias próximas ao meu coração. Esse sentimento de 'ser uma família' era mais importante para mim do que a fama, mas quando começou a demorar mais e mais para podermos lançar álbuns, conseguíamos apenas nos reunir quando era chegada a hora de trabalharmos em um álbum. Quando cada uma começou a trabalhar em suas próprias coisas, eu comecei a ter ainda menos tempo com elas."

Em Abril de 2016, foi anunciada a saída de Minzy do grupo. Na entrevista ela explicou o acontecido: "Eu precisava de um tempo para lidar com a minha depressão, encontrar meu próprio caminho e decidir se isso realmente era algo que eu desejava continuar fazendo. Isso era algo que eu estava fazendo por tanto tempo, mas que era tão difícil de manter. Eu tinha que achar a minha própria direção, e a única forma de fazer isso era saindo do grupo e lutando pelo o que eu queria. Eu me perguntava 'Sobre o que é a minha vida?' [...] Sair do 2NE1 não foi sobre deixar ou romper o grupo. Foi sobre lutar por mim mesma, meu próprio futuro e o que eu queria. Eu finalmente escolhi algo por mim. Eu me senti sim pressionada e teve um fardo em debutar solo, mas foi um fardo bom."

Ela confessou ter escolhido agora falar sobre tudo o que passou por ser aniversário de 1 ano da morte de Jonghyun (SHINEE). "Isso me lembrou da antiga eu e eu conseguia entender o porquê de ele querer fugir. Eu quero que os jovens e novos idols saibam que ter sucesso no mundo idol não é mais importante do que as coisas que são necessárias para se viver a vida como uma pessoa."

Ela concluiu falando que agora que está se virando sozinha e adquirindo novas experiências, ela é uma pessoa diferente. Que quando ela olha para trás ela pensa "Eu quero ajudar aquela mulher".

Minzy expressou que deseja adicionar recursos de suporte e ajuda às pessoas em suas próximas turnês. Ela deseja poder ajudar as pessoas com os mesmos problemas que ela teve, e enfatiza o quanto ela deseja fazer as pessoas saberem o quão amadas elas são.

Se você está precisando de apoio emocional ou ajuda, não deixe de visitar o site da CVV ou ligar para o 188.

Clique aqui para ler a matéria original completa no site da Billboard.


Matéria por: Tess

Créditos imagem: Daniel Kim

Não retirar sem os devidos créditos.


Comments


bottom of page