top of page

10 curiosidades sobre os costumes da Coreia do Sul


Alguns de costumes do dia a dia passam despercebidos quando estamos dentro de um contexto cultural familiar. Contudo, atividades rotineiras, maneiras de agir e se comunicar variam entre as culturas de diferentes países, e muitos desses costumes podem ser considerados como “estranhos” caso não tenham ligação com nossa vivência, o que chamamos de choque cultural. Conheça a seguir alguns dos hábitos coreanos diferentes dos nossos:


1. Homens usam maquiagem


Na Coreia do Sul, o cuidado com a beleza e imagem é parte indispensável da rotina dos coreanos, e isso vale para homens e mulheres. O fascínio por cosméticos, maquiagens e produtos de beleza em geral se estende a 20% da população do sexo masculino e é um mercado que se expande cada vez mais.




2. Tirar os sapatos antes de entrar em casa


Há um espaço reservado na entrada das casas onde são deixados os sapatos ao chegar. Para os coreanos, esse costume representa ter higiene e é uma forma de demonstrar educação e respeito.



3. Abraços e beijos? Não!


A menos que se tenha grande proximidade, o contato físico é incomum entre coreanos, mesmo em um cumprimento ou despedida. O tipo de saudação mais adequado para os sul-coreanos é a inclinação de cabeça.




4. Demonstração de afeto em locais públicos


Além de o contato físico ser considerado atípico, a demonstração de afeto em locais públicos por casais, a exemplo de beijos mais prolongados, pode resultar até em atentado ao pudor se alguém por perto se sentir ofendido ou desrespeitado.




5. Entregar ou receber objetos com as duas mãos


Para os coreanos, entregar ou receber algum objeto com as duas mãos é uma forma educada de demonstrar respeito pelo próximo.



6. O tipo sanguíneo define a personalidade


Enquanto muitos acreditam que os signos zodíaco definem como cada pessoa é, a Coreia do Sul tem o tipo sanguíneo como principal fator de influência sobre a personalidade.




7. Como gesticular para chamar alguém


Ao chamar alguém para mais perto, deve-se sempre manter a palma da mão para baixo, mexendo os dedos. Comum no ocidente, chamar uma pessoa com a palma da mão para cima é desrespeitoso, já que, na Coreia do Sul, esse gesto é praticado para chamar animais.




8. Saber a idade é importante


Para os sul-coreanos, é importante saber a idade das pessoas para tratá-las da maneira correta. Isto porque existe uma hierarquia entre idades, em que pessoas próximas de uma mesma faixa etária podem se comunicar de maneira informal. Contudo, quando há maior diferença de idade, os mais velhos devem ser tratados como Oppa, Unnie, Hyung, Noona, Harabeoji ou Harmoni, ou também Sunbae (em caso de jovens que estão em um grau acima de escolaridade ou cargo no trabalho) como uma forma de o mais jovem demonstrar respeito, utilizando, em todos estes casos, o tom de formalidade.



9. Coreanos já nascem mais velhos?


Os sul-coreanos consideram a contagem da idade do bebê a partir do período de gestação. Portanto, no nascimento, o bebê já terá 1 ano de idade.




10. Na Coreia do Sul, todo dia é dia de beber


Não só a sexta-feira é dia de happy hour para os coreanos. Em dias normais também se bebe após o trabalho, muitas vezes em excesso. O motivo é se livrar do stress, já que a rotina de trabalho dos coreanos é exaustiva.




Por Lívia B.

FONTES:

LINK DOS GIFS:

Não retirar sem os devidos créditos.

Comments


bottom of page