top of page

ARTES MARCIAIS COREANAS: TAEKWONDO

Vamos começar mais uma série de matérias, dessa vez sobre artes marciais coreanas. Iniciando com um pouquinho da história e das características de uma das artes marciais mais famosas mundialmente, o taekwondo, que faz parte da cultura e da história do país devido sua importância histórica através dos anos.


A palavra Taekwondo significa caminho das mãos e dos pés através da mente, tendo a mesma filosofia de várias artes marciais: controle, disciplina, respeito e lealdade. Originou - se a cerca de 2 mil anos atrás, sendo derivado da junção de duas artes marciais já existentes naquela época, o Soo-Bak e o Taekyon, ambas surgiram como modo de defesa pessoal e até territorial. Em um tempo onde a Coréia era dividida em três reinos, um deles, o mais fraco, era constantemente saqueado e invadido pelos outros, desse modo, para se defender criaram técnicas de concentração e disciplina mental, desenvolvendo assim diversas formas de luta com os pés e as mãos, isso tudo por volta do ano 670 a.C! Um detalhe importante: durante os 36 anos de domínio japonês sobre a Coréia, o Taekwondo foi proibido por lá, sendo introduzido o karatê em seu lugar, e só após a derrota do Japão na segunda guerra mundial, em 1945, os coreanos puderam voltar às suas origens e praticar sua arte marcial nativa.



Após essa história de altos e baixos, o Taekwondo, mesmo o que conhecemos hoje, se "consagrou" apenas por volta de 1955, graças ao general Choi Hong Hi, que numa força tarefa, conseguiu reunir todos os estilos e escolas da luta existentes em território coreano sob o nome atual. Com a criação da federação internacional de Taekwond, mais um feito do general, a arte marcial se popularizou mesmo pelo mundo, atingindo o patamar de ser incluída como modalidade olímpica nas olimpíadas de Sidney em 2000.



As principais características básicas são: os graus do praticante, sendo divididos em faixas coloridas, tendo a branca nível iniciante e a preta o nível máximo; a obrigatoriedade do uso de equipamento: protetor para cabeça, tórax, genital e pernas, e o uso do dobok. Dobok é o nome dado as vestes oficiais, geralmente na cor branca podendo variar; e algumas regras de competição, como: não poder agarrar, golpear abaixo da linha da cintura, socar no rosto ou empurrar o adversário. O descumprimento dessas regras causa perda de pontos do competidor. E a regra que, para disputa entre faixas pretas, são três rounds com três minutos cada enquanto para outras faixas pode variar de dois a três rounds com mesma duração. Vence a luta aquele que nocautear, caso isso não aconteça, os pontos conquistados através dos golpes dados decidirão o vencedor.


O que acharam? Já conheciam o taekwondo a fundo antes? Se não, espero que possam se interessar por essa arte marcial incrível através dessa matéria! Enfim, até a próxima com mais uma arte marcial em vista!!



Matéria por: Giovana Silva

Não retirar sem os devidos créditos.

Kommentare


bottom of page