Olá, pessoas! Essa é a primeira postagem no novo blog da KS Entertainment e nada mais justo do que começar relembrando um pouco da história do nosso amado K-pop, estilo musical misto, cheio de surpresas e outras coisas maravilhosas.
Crescimento
É claro que a música sempre existiu na Coreia, afinal, ela faz parte do ser humano, mas foi no ano de 1992 que debutou o primeiro grupo (na verdade, um trio), o qual explorava a mistura de idiomas: Seo Taiji and Boys. Composto pelo membro homônimo Seo Taiji e seus dois colegas, Yang Hyun-suk e Lee Juno, o trio misturou em sua música muitos gêneros populares da música ocidental e trechos em inglês. E é aí, caros leitores, que nasce a música popular coreana como a conhecemos.
A partir daí o crescimento deste gênero era inevitável. Seo Taiji and Boys teve seu Disband no ano de 1996 e seus membros seguiram carreira solo, mas o estilo foi tão bem aceito pelo público que novos grupos começaram a surgir, levantando o capital e a economia da Coreia do Sul, fazendo com que o governo oferecesse benefícios para as agências de entretenimento e incentivo à pessoas que quisessem investir na área, surgindo assim a primeira agência de entretenimento focada no K-pop e no desenvolvimento de novos grupos: SM Entertainment (fundada por Lee Soo-Man).
Reconhecimento internacional
Em 2001, debutou o trio KISS, composto pelas integrantes Mini, JiNi e Umji, que varreu o mundo inteiro, emocionando pessoas com seu melancólico Single de debut “Because I’m a Girl”, cujo MV arrancava lágrimas até mesmo do ser mais insensível (esse grupo foi o responsável pela conversão desse que vos fala para o K-pop, em 2003, aos 3 anos de idade). Mesmo com o sucesso mundial repentino o trio misteriosamente encerrou suas atividades um ano após o Debut. O grupo se reuniu outras vezes, mais tarde, em programas de variedade, mas as integrantes nunca deram sequer uma palavra sobre os motivos que as levaram a isso.
Logo depois veio um sucesso após outro (Bigbang, 2NE1, Girls Generation, etc.) e, então, em 2012 o K-pop estoura no mundo inteiro pela segunda vez, com o sucesso do solo Psy “Gangnam Style”, que mais uma vez direcionou os holofotes do mundo à Coreia do Sul, mas de forma mais eficiente, considerando que após 6 anos o sucesso só aumenta.
Atualmente temos representantes desse estilo musical até mesmo nas maiores premiações musicais (Psy na Billboard em 2013, BTS também na Billboard em 2017 e 2018), fora os recordes que são quebrados o tempo todo por cantores de K-pop no Youtube.
Como vimos aqui, a tendência é crescer cada vez mais. Todos os grupos de K-pop que estão vindo ao Brasil nos últimos (e nos próximos) meses apenas provam isto e nós estamos aqui para cooperar com este crescimento.
Obrigado por nos acompanharem e obrigado por colaborarem para o crescimento desse estilo que tanto amamos. Até mais pessoal!
Por Abimael Nunes
Não retirar sem os devidos créditos.
Amém sei taiji
💕
Amei!!