A nova onda do pop coreano e o impacto na vida dos kpoppers.
Nos últimos anos temos sido testemunha da ascensão do K-pop no âmbito musical. Grandes nomes como BigBang e EXO expandiram o sucesso do estilo e abriram as portas para uma nova era na Coreia do Sul.
Graças aos benefícios da globalização quase todos os lugares do mundo ouviram falar de K-pop. Com a expansão do movimento musical, disseminam-se também a cultura, moda, beleza e gastronomia.
Grandes empresas de entretenimento investem cada vez mais em grupos de pop coreano, com artistas treinados não apenas nos vocais, mas também na dança, rap e até mesmo em atuação.
Conforme cresce o investimento nesses grupos, aumenta o número de pessoas que acompanham seu trabalho e apreciam esse gênero musical.
Novas formações contam também com artistas de Taiwan, Tailândia, China e Japão, e todo esse conjunto de produção cativa e prende os fãs em suas performances cada vez mais elaboradas. Mesmo tendo diferença de cultura, linguística e o passado conturbado, essa interação promove o respeito e nos dá esperança de um bom relacionamento de tais países.
Comum entre os jovens, o K-pop influencia o visual e o modo de se portar perante a sociedade. É cada vez mais comum ver a inspiração positiva que os ídolos trazem aos seus fãs. Muitos veem os esforços que eles aplicam para render uma apresentação perfeita e levam isso para a vida, dando seu melhor em toda e qualquer atividade diária.
Porém nem tudo são flores, houveram casos comprovados em que jovens deixam de estudar e trabalhar por falta de concentração: ídolos se tornaram uma obsessão. No programa “My Celebrity Tutor” produzido pela Mnet, artistas tem um dia como professores de seus fãs, e podemos ver episódios em que estudantes têm uma baixa drástica nas notas do boletim devido o desinteresse em estudar, já que seu tempo é consumido em assistir MVs, transmissões ao vivo e acompanhar realitys com a participação de seus grupos preferidos.
Os grupos inspiram também estórias criadas por fãs. As “fanfics” tem ficado cada vez mais comum no meio dos fandoms e aplicativos como “Wattpad” e “Spirit”, onde são publicadas as criações, têm feito parte do dia-a-dia desses jovens.
Graças à esse sucesso crescente, se dissipou a chamada “onda Hallyu”, e temos visto a presença da Coreia do Sul em séries, filmes e programas de TV do mundo todo. Um exemplo recente é o ator Tim Jo, que compôs o elenco da famosa série americana “This Is Us.
Com isso a cultura coreana se espalha, mas como tudo é uma troca, os artistas e a população em geral tem aberto a mente para novos horizontes, e tem aderido costumes e crenças vindos do Ocidente.
O K-Pop também movimenta a indústria com a comercialização de produtos exclusivos, assinados e promovidos por ídolos, além de ingressos para fã eventos e shows.
Tem sido muito comum ver pessoas com camisetas de K-idols na rua, e lugares como o bairro da Liberdade em São Paulo se transformaram em ponto de referência para quem quer adquirir produtos orientais e personalizados de seus grupos preferidos.
Os novos (e antigos) sucessos do K-pop tem atingido os jovens e mudado a forma de enxergar o mundo, e agora isso não é apenas um gênero musical, e sim um estilo de vida.
Matéria por: Kathelyn R.
Fotos: Pinterest
Não retirar sem os devidos créditos.
コメント