top of page
Foto do escritorKS Entertainment

A LENDA DE CHUN HYANG

Hoje vou entrar no assunto lendas.


Todo lugar que se preze tem pelo menos uma lenda bem famosa não é galera? E no caso da Coréia temos várias bem legais, e escolhi uma para falar que é de puro amor, e como já entrega o título, é a lenda de Chun Hyang que foi tema de filmes e até mangás! Legal né? Sem mais delongas, vamos logo ao que interessa: o inicio da história!



Tudo se passa na antiguidade, na época das aldeias coreanas para ser mais exata, Chun Hyang era uma simples e bela garotinha que vivia com sua mãe, Womae. Um belo dia Yi Mong Yong, filho de um governante coreano da época, saiu um pouco para tomar um ar quando avistou ela, a bela garota, foi amor à primeira vista. A principio, ele ordenou que um de seus criados, Bangja, trouxesse a donzela à sua presença, porém ela recusou o convite. Nada contente com a - aos seus olhos - desfeita, o jovem moço tempos depois pediu a mão da moça em casamento para sua mãe, e a mesma concedeu.


Tempos depois, já casados e felizes, Yi Mong Yong teve que sair de seu território, deixando a esposa, para acompanhar o pai que havia sido transferido para outro lugar, Hanyang, onde atualmente é Seul. Sua terra natal fora assumida por outro governante, um tanto egoísta e festeiro, que, para comemorar o feito decidiu desfrutar de uma explendida noite na casa noturna pertencente à Wolmae, sim, ela era, digamos, uma "mulher da vida", mas isso não induziu em nada sua filha a seguir o mesmo caminho, muito pelo contrário. Enfim, continuando, ao bater os olhos em sua filha se encantou com a beleza dela no mesmo instante, passando a corteja-la na esperança de induzir a moça a passar a noite com ele, mas sem sucesso, pois Chun Hyang era leal e fiel a seu marido. Furioso com a recusa, o governante decidiu aprisionar a moça para castiga-la - sabe-se lá como - no dia do seu aniversário.


Enquanto isso, sem saber de nada que se passava Yi Mong Yong ao ser aprovado em um teste do estado, recebe o título de Inspetor Secreto Real, (que é basicamente alguém que investiga de forma disfarçada possíveis crimes de corrupção dos governantes) e deste modo regressa a sua amada terra, e logo é informado por Walmae sobre o que ocorrerá com sua esposa.


No esperado dia do aniversário do governante, o recém-formado inspetor aparece na festa e declama um poema zombando-o, e, como esperado, o anversariante fica sem entender nada do que está ocorendo ali. Yi Mong Yong revela sua identidade, pune o governante e liberta sua amada esposa, que ainda sem saber a identidade do marido, nega a ajuda dele dizendo-se ser fiel apenas a Yi Mong Yong!


No fim das contas, como em todas as histórias de romance, os dois vivem felizes para sempre!!


Bom, essa é a antiga lenda, mas ela tem uma nova versão um pouco diferente... Então o que acham de conhecê-la num próximo post aqui no site hein? Aguardem...



Matéria por: Giovana Silva

Não retirar sem os devidos créditos.


1 Comment


Muito bonita essa lenda. Qual os filmes ou foram-se com essa lenda?

Like
bottom of page