Anteriormente falamos sobre a indústria coreana de cosméticos; explicamos sobre algumas das principais marcas porém, ainda não havíamos explorado o universo do uso dos produtos em si. O que é essa tal de rotina coreana de 10 passos? Ela realmente faz essa diferença toda na qualidade da pele? Entre tônicos, espumas de limpeza, ampolas e serums, essa rotina executada duas vezes ao dia, tem chamado a atenção em todo o ocidente e por isso, será o tema da nossa conversa de hoje.
Cuidar da pele como questão cultural
Na Coréia, cuidar da pele (em especial nas grandes cidades) é tido como um sinal de autocuidado, de responsabilidade consigo mesmo, que deve ser levada a sério por homens e mulheres. Mais do que um hábito diário, constitui uma filosofia de vida , na qual prevenir e retardar problemas (tais como rugas e manchas) é muito importante. Isso é radicalmente diferente da lógica ocidental, que investe pesado em técnicas e produtos para reparar danos que já se fizeram presentes.
Para uma pessoa coreana essa é uma rotina de cuidados comum e praticada já há muitas gerações, com a busca da pele ideal potencializada pela influência dos doramas e dos idols (muitos dos quais, além de ostentar peles impecáveis, também endossam produtos e clínicas, mas isso é papo para um outro artigo). Lá, não existe o uso do termo rotina coreana, este aparece quando ocidentais passam a prestar atenção a qualidade dos produtos e efeitos dos mesmos.
A popularização de Kbeauty e da dita rotina coreana no Ocidente é recente. Os EUA contribuíram bastante para isso, em especial pelo trabalho de Blogs como o The Klog e do site de vendas Soko Glam, ambos fundados por Charlotte Cho, empreendedora e autora americana de descendência coreana, que é uma das grandes responsáveis pela expansão da kbeauty no país e no mundo. A presença de marcas coreanas de peso em eventos como a Beauty Con (uma das maiores feiras de cosméticos dos EUA), e o fato de lojas como a Sephora americana e Amazon passarem a vender Kbeauty também contribuíram para o crescimento do interesse na rotina.
A rotina de 10 passos
A compreensão de que devemos prover a pele de tudo que ela precisa para se manter saudável, cuidando de necessidades únicas diariamente, é a base daquilo que chamamos de rotina coreana de 10 passos. Com uma ordem lógica, e um cuidados especial na combinação de ingredientes e ativos, cada rotina deve ser personalizada. Entender as necessidades que se tem, e os objetivos a alcançar (tratar acne, prevenir rugas, reduzir cravos, hidratar, etc) é o ponto de partida para a escolha dos 10 produtos.
Para quem está iniciando os cuidados, pode parecer intimidante usar 10 produtos ou mais, duas vezes ao dia, mas a lógica da indústria coreana permite essa quantidade de produtos. E precisa disso tudo? Sim! Mas, claro que dá pra elaborar uma rotina com cerca de 5 passos. Temos que lembrar que é ilusão pensar que um único produto fará milagres, e num processo que lembra contos de alquimia milenar, cada etapa é cuidadosamente organizada. A rotina completa consiste em:
1. OIL CLEANSER
O primeiro produto usado na chamada limpeza dupla (double cleansing), é um dos pilares da rotina coreana. O óleo ou balm de limpeza tem por função remover resíduos a base de óleo da pele, incluindo sebo (ingrediente do excesso de oleosidade, cravos, e alguns tipos de acne), maquiagem e resíduos de protetor solar.
2. FOAM CLEANSER
Parte dois do double cleansing, estas são espumas de limpeza que removem impurezas a base de água (cosméticos a base de água, poeira, poluição).
3. EXFOLIATOR
A esfoliação é feita 2x por semana, para eliminar células mortas e renovar a pele.
4. TONER
Os tônicos (cuja composição é radicalmente diferente dos ocidentais) preparam a pele para absorver melhor hidratantes e demais produtos, ao reorganizar o Ph da pele e prover os primeiros cuidados após a limpeza.
5. ESSENCE
São produtos que cuidam da regeneração da pele e ampliam a renovação celular.
6. SERUM
São produtos de ação super concentrada, que ajudam em problemas específicos. Entram na etapa de tratamento da rotina, junto com ampolas.
7. SHEET MASK
As máscaras faciais descartáveis que estão invadindo o Brasil, tem várias funções e ingredientes base. São a última etapa da rotina.
8. EYE CREAM
Produtos cuidadosamente elaborados para cuidar da delicada pele ao redor dos olhos, em especial para prevenir rugas e ajudar com olheiras.
9. SLEEPING MASK
Creme de uso noturno diário que substitui o uso da Sheet mask.
10. SPF
Proteção solar é levada a sério na Ásia (e vale lembrar que não adianta de nada usar todos os produtos acima, e não proteger a pele dos danos do sol) e lá temos os melhores protetores do mundo (coreanos e japoneses).
Começando a rotina
Para quem nunca usou kbeauty e quer começar, quais são as etapas fundamentais? Para você não sair de 0 a 100, e ter uma introdução mais suave, sugiro escolher uma boa dupla de limpeza, um bom hidratante e um bom protetor solar. Essa rotina super enxuta pode ser executada por qualquer pessoa, e já permitiria conhecer melhor as reações e necessidades da sua pele. Se você quer experimentar uma rotina bem coreana, mas ainda com um número reduzido de produtos, acrescente um bom tônico, já que ele ajuda a equilibrar o ph da pele, melhorando a absorção de outros produtos (como hidratantes e máscaras). Com essas dicas, já dá pra começar a procurar seus primeiros produtos e iniciar sua busca por uma pele mais saudável, com o vibe kbeauty de ser.
Matéria por: Geórgia Couto
Comments