top of page

CONHEÇA O K-INDIE

Como dissemos em uma matéria passada “Nem só de Kpop se vive na Coreia”, e hoje vamos falar do K-indie!



No cenário atual da música mundial o Kpop tem crescido cada vez mais, e como consequência abrindo portas para outros gêneros musicais coreanos para o mundo, e um destes é o K-indie. Mas você já parou para pensar como seria o indie na Coreia do Sul? Se não, nessa matéria vamos falar mais sobre o estilo.


A música indie em si é caracterizada por ser um estilo no qual se opõe à música popular, que é caracterizada pela abundância de capital que influencia no processo de produção, ou seja, o produto que é consumido no final são imagens totalmente projetadas para serem comercializadas para um certo público alvo. A música indie costuma ser produzida independente de empresas, o que enfatiza o lado totalmente autêntico do estilo levando ao seu público mensagens para que possam ser pensadas.


"Quando a palavra 'indie' apareceu pela primeira vez, a independência era o tema principal, mas hoje em dia, acho que de alguma forma cresceu como um subgênero (…) Se você ouvir a palavra indie, você instantaneamente pensa em um certo tipo de música, como o material da Pitchfork.” – Annie Ko do SXSW.


Na Coreia, é difícil ser um músico independente em tempo integral, pois, os mesmo costumam ter um outro emprego, família e contas a pagar, ou seja - ser um músico se torna apenas um hobby. Muitos músicos indies, das ruas, dos bares e das casas de shows, de Hondae acabaram sendo recrutados por grandes empresas de entretenimento como a YG Entertainment que debutou a banda HIGHGRND.


A música indie é considerada um estilo de vida relacionado com o movimento hippie, porém isso é algo que causa muitas discussões, o músico coreano MoonMoon ainda reforça que indie nunca foi um estilo de vida alternativo, e é um estilo de vida impossível em um mercado pequeno, com altos aluguéis e baixos salários. O cenário da música indie na Coreia tem uma rasa entrada e um teto bem baixo, um cenário quase impossível de sobreviver.

Apesar de ser um estilo difícil, o indie coreano tem cada vez mais ganhado o apoio do governo.


“Alguns dos melhores e mais experimentais conteúdos da cena indie coreana surgiram recentemente através do apoio do governo (…) Eu percebo que há muito apoio agora, mas a questão é quão benéfico ser selecionado para esse apoio será a criação de bons produtos finais." -Havaqquq


Confira agora alguns artistas indies coreanos:


E foi isso! Espero que tenham gostado de saber melhor sobre o k-indie!



Por Lorena Dias.

Não retirar sem os devidos créditos.


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page