top of page
Foto do escritorKS Entertainment

CONHEÇA O “TROT”

Atualizado: 7 de dez. de 2018

Você, por acaso, já se perguntou qual estilo musical deu origem ao kpop?



O nome "trot" é uma forma abreviada de "foxtrot", um estilo de dança de salão que influenciou o ritmo simples. O “trot” é conhecido por ser composto por duas batidas, a música era mais composta usando a escala pentatônica e notas menores. Após o domínio japonês, mais trot music foi composta usando a escala heptatônica e as principais chaves, os tons mais baixos geralmente são cantados com vibrato, enquanto tons altos são cantados com um método chamado kkeongneun sori (Hangul: 꺽는 소리), ou "garganta quebrada".


O “trot” cresceu na Coreia durante o período do domínio colonial do Japão de 1910 a 1945. Segundo alguns estudiosos, as origens de trot podem ser atribuídas ao “sijo”, uma forma tradicional de poesia coreana, outros estudiosos afirmam que os ancestrais mais próximos de “trot” eram canções populares ocidentais e “enka” japonesa, traduzida para o coreano e chamada “yuhaeng changga”.


Nos anos 30, os compositores coreanos começaram a compor canções populares originais chamadas “yuhaengga”, que significa "música da moda". Essas músicas logo adquiriram um novo nome, “daejung gayo”, que significa "música popular".


Depois do fim da Segunda Guerra Mundial e do domínio colonial do Japão, o “trot” começou a se tornar mais ocidentalizado. A ocidentalização do “trot” foi feita por duas razões uma o objetivo do governo sul-coreano em erradicar os valores ideológicos do comunismo, e dois músicos sul-coreanos se basearam nas tendências musicais populares americanas para atrair os soldados americanos que estavam na Coreia do Sul. Cantoras do trio feminino As Kim Sisters se tornaram populares durante esse período, pois suas performances atraíram os soldados e o público americanos. Este período também introduziu vários músicos sul-coreanos no centro, como Lee Mi-ja, Patti Kim, Tae Jin Ah, Na Hoon-a e Moon Joo-ran.


O “trot” perdeu gradualmente seu domínio nos anos 80, quando a dance music ultrapassou as ondas da rádio. No entanto, a invenção de fitas cassetes produziu um enorme impacto na produção do “trot” e ajudou a trazer a sua localização, também ajudou na invenção do som do “trot medley”, que agora é bem conhecido na música coreana contemporânea. Artistas como Joo Hyun-mi e Epaksa cresceram na fama.


Nos últimos anos, o “trot” se tornou um símbolo da música popular tradicional na Coréia do Sul.


Conheça agora algumas músicas!





Esperamos que vocês tenham gostado de saber melhor o que é “trot”.



Por Lorena Dias

Não retirar sem os devidos créditos.

Comments


bottom of page