Os coreanos têm uma série de regras de etiqueta. Você sabe como se portar em tal ambiente?
Antes de começar a falar sobre as regras de etiqueta, você sabe usar da maneira certa os “pauzinhos”? Vem aqui, vou explicar!
Primeiramente, na cultura coreana, não é utilizado somente o jeotgarak (젓가락), que são os “pauzinhos”, mas, também, se usa a colher (pois a culinária coreana contém muitas sopas e caldos). Essa colher recebe o nome de sutgarak (숟가락). O sutgarak e o jeotgarat formam um par, chamado de Sujeo (수저). Esse dois talheres, diferente do que são nos outros países, são feitos de metal. Mas por quê? Bom, o primeiro motivo é: coreanos comem muito churrasco e, para que o jeotgarak não queime, é melhor que seja feito de metal. Segundo, há uma antiga história, na qual o imperador coloca seu jeotgarak na comida e, quando a prata oxida (escurece), é porque continha veneno nela.
Para usá-los existem umas regras a se seguir:
• Não fincar o jeotgarak na comida;
• Não lamber o jeotgarak;
• Não apontar com o jeotgarak;
• Não passar comida de jeotgarak para jeotgarak;
• Não deixar o jeotgarak dentro da tijela de forma inclinada;
• Não fincar o jeotgarak no arroz, pois isso simboliza uma oferenda aos mortos.
Você sabia que até na mesa tem formalidades?
MANEIRA FORMAL
Se você está em uma mesa com pessoas mais velhas que você, o correto é pegar no jeotgarak após a pessoa mais velha, que, geralmente, se senta na cabeceira da mesa.
Após pegar no jeotgarak, você falará: “Jal Mokkettseubnida”, que é uma forma de agradecer a comida que você está recebendo e desejar que as pessoas comam bem (o famoso “Bom apetite"). Então, você pode começar a comer. É normal, em alguns lugares na Coreia, que se coma em silêncio, ou falando o mínimo possível, pois falar muito é falta de respeito. Depois de se alimentar, quando todos terminam a comida, se fala: “Jal Meogeottseubnida".
MANEIRA INFORMAL
Quando se está com amigos, principalmente aqueles que compartilham certa intimidade, você se sentirá mais livre para conversar, sem muitas formalidades. Como é mais informal, não há necessidade de uma ordem para pegar no jeotgarak ou um lugar para se sentar na mesa.
Na hora de comer, também se diz algo, mas, diferente do apresentado anteriormente. Falamos: “Manhi meogo", ou se seu amigo for mais velho, “Manhi meogoyo".
CUIDADOS A SE TOMAR
• Com os seus pais você tem intimidade mas, por eles serem mais velhos, exigem respeito. O certo é falar, então, “Jal Mokkettseubnida"
• Se você está com um amigo que ainda não tem muita intimidade, use o “Jal Mokkettseubnida”. Isso é melhor, pois o “Manhi meogo" é muito informal.
• Quando estiver na mesa com os amigos, evite rir muito alto, pois isso é visto como falta de educação.
Com isso você saberá como se comportar na mesa em um ambiente coreano, não importa se for formal ou informalmente.
Por Eliza
Não retirar sem os devidos créditos.
Comments