top of page

FOLCLORES SUL COREANOS

Se falássemos de folclore, a primeira coisa que viria em nossas cabeças seria o “Saci”, a “mula sem cabeça”, Yara ou mesmo alguns internacionais que se tornaram famosos nos desenhos que quando éramos pequenos, assistíamos. Como por exemplo a “Chapeuzinho Vermelho”. Mas e a cultura coreana? Será que eles também possuem o seu próprio folclore?

De certo que sim, uns aos quais são até mesmo divididos com outros países!


Hoje falaremos sobre um muito conhecido: “O Sol e a Lua. ”


A história conta sobre uma família de camponeses – uma mãe, sua filha e filho. Eles viviam em uma montanha isolada das demais. Um belo dia, a mãe das crianças recebeu uma proposta de emprego e como todos eram muito pobres, ela aceitou feliz. Ao sair, a mesma promete que quando volta trará bolinhos de arroz para os filhos.


Após um dia cansativo de trabalho, a mãe faz o caminho de volta para a sua casa. No caminho, encontra um tigre que com fome pede os bolinhos de arroz que a mulher estava levando para os filhos e ela o dá todos que tinha. Contudo, o tigre não satisfeito, segue a senhora por todo o caminho e mais uma vez o tigre a ameaça, ela implora dizendo que não tinha mais os bolinhos que eram para os seus filhos e assim o tigre a mata.


Logo depois, ele se veste com as roupas da mãe com o intuito de confundir as crianças e poder entrar na casa e comê-las. Chegando lá, o tigre pede às crianças que abrissem a porta afirmando ser sua mãe.


- Sua voz está estranha. – As crianças disseram.


- O vento frio das montanhas fez com que minha garganta ficasse rouca. – Respondeu o tigre.


E estranhando a atitude da sua suposta mãe, as crianças pediram para ver suas mãos, a quais eram peludas. E após perceberem que atrás da porta estava um tigre, as crianças correram para o quintal e subiram na árvore. O tigre, por sua vez, percebeu que não havia ninguém e entrou na casa.


Vendo que a mesma estava vazia, correu para o quintal à procura das crianças. Quando olhou dentro do poço e viu o reflexo dos pequenos através da água ele pergunta: - “Como subiram aí? “


- Nós usamos óleo de gergelim. – Mentiu o menino.


Após o tigre voltar para dentro da casa e passar em suas patas o óleo, tentou em vão subir na árvore. Rindo da tentativa frustrada do tigre, a menina deixa escapar – “É só você pegar um machado! ”. Com isso, o tigre achou um e começou a subir.


Vendo que o tigre se aproximava, as crianças começaram a orar para os céus pedindo que os salvassem. Atendendo seus pedidos, lá de cima desceu uma escada por onde eles subiram até o céu. O tigre vendo tal ato, orou e pediu a sua, quando começou a escalar, a corda já fraca, se arrebentou matando o tigre.


Quando chegaram ao céu, a menina se tornou a lua e o menino o sol. Porém, como a menina tinha medo do escuro e era muito tímida, eles inverteram o papel, ao fim de que ela continuasse na claridade e que ninguém conseguisse a olhar quando seus raios estivessem muito fortes.


Seus nomes? Dalmin (sol) e Haenim (lua).




Matéria por: Laís Cristina

Não retirar sem os devidos créditos.


Komentarze


bottom of page