O Hanbok é ícone na Coreia do Sul e, até hoje, é utilizado em ocasiões especiais. Desvendamos, para você, os segredos desse traje cheio de significados.
De raízes nômades do noroeste da Ásia, o Hanbok tem design centrado em movimentação e conforto, com linhas retas e delicadas. Sua estrutura é composta por uma jaqueta, o jeogori utilizada por homens e mulheres. Nas partes de baixo, mulheres usam a jima, espécie de saia rodada e homens, baji, uma calça larga e leve com camadas. Com origens na Dinastia Goguryeo, um dos três reinos antigos a Coreia, continua praticamente o mesmo até os dias de hoje.
Traje para usos diários, também utilizado para classificar indivíduos de acordo o idade, classe social e estações. Para cada uma dessas categorias mudavam-se tecidos, cores e estampas.
O Hanbok foi criado com a finalidade de mostrar ângulos e linhas delicadas que retratam esteticamente, a tradição coreana, mas seu significado vai muito mais além. Suas cores vivas representavam o conceito profundo do Yin e Yang: azul (madeira), preto (água), vermelho (fogo), amarelo (terra) e branco (metal). Diferenciando o status social, as cores e tecidos eram de extrema importância. As classes mais altas usavam materiais leves de alta qualidade, como a seda, para as estações mais quentes e no resto do ano tecidos estampados. As classes baixas, em contrapartida, estavam restritos ao uso do algodão para qualquer época.
Os desenhos e padronagens eram feitos para representar os desejos do seu usuário. Para os vestidos de noiva, peônias, pois simbolizavam respeito, honra e riqueza. Flor de lótus mostrava esperança e nobreza, enquanto o romã representava crianças. Dragões e fênix eram utilizados apenas pela realeza e oficiais da classe alta.
Com o começo do século 19, o Hanbok foi substituído pelas roupas formais ocidentais como os ternos e vestidos. Ainda assim, são utilizados em ocasiões especiais como casamentos, batizados, comunhões, ano novo Lunar, e etc...
No casamento tradicional coreano, os vestidos dos noivos são mais elaborados e completos, utilizados apenas para essa ocasião. Os pais e convidados também utilizam os trajes e interagem juntos durante a cerimônia.
Com 1600 anos de história, o Hanbok continua em modificação e modernizando. Os tecidos e cores deixaram de representar características sociais e viraram objeto de moda e muitas interpretações da roupa foram utilizadas como inspirações das passarelas e Fashion Weeks ao redor do mundo.
Por mais que mude, a roupa continua sendo uma herança cultural simbólica e solene, não apenas pela idade mas por sua importância diante a arte e a estética coreana. Queridinho por todos os estrangeiros que passam pelo país, continuará sendo atração de grande prestígio por muitos e muitos anos.
Por: Beatriz Vallego
Não retirar sem os devidos créditos.
コメント