top of page

NEM SÓ DE KPOP SE VIVE NA COREIA

Dizer que os coreanos escutam apenas kpop pode chegar a ser de fato uma grande ofensa para eles!


Atualmente quando falamos de Coréia a primeira coisa quem vem a nossa cabeça é “KPOP”, mas não podemos generalizar somente uma palavra para falar de um país, que por sinal, tem uma diversidade cultural muito rica.


Hoje vamos falar brevemente neste post sobre o que os coreanos pensam sobre kpop!

Para muitos de nós, o kpop foi o primeiro contato “direto” com a Coreia do Sul. Acreditam que a maioria da população coreana passa o dia escutando kpop, e pensam que o kpop é tão importante na vida deles como é na nossa. Mas sinto em dizer que estamos errados ao pensar nisso! A gente de fato se desilude quando descobre que os coreanos não sabem muito sobre o kpop. Pensamos que todos iriam conhecer ao pelo menos alguns grupos como DBSK, BIGBANG, Super Junior e Shinee. De certa forma conheciam, porque eles aparecem na TV, mas não sabiam os nomes dos membros, só conhecem uma ou duas músicas deles e não demonstram qualquer interesse por eles. E a medida que a gente vai observando isso, acabamos por perceber que a Coréia não vive apenas do kpop.


O kpop na Coreia é mais uma coisa para adolescentes até aos 17 anos, os fãs mais velhos, continuam a ser fãs dos grupos depois de crescerem, mas não têm tempo para ser fãs como eram antes, por causa dos estudos. A presença de idols em muitos programas de televisão e dramas é constante, pois, o kpop é direcionado para os fãs mais jovens, muitos na adolescência. Será que alguém consegue aturar um adolescente quando não pode ver o que quer na TV? Um drama com um ou dois idols consegue vender melhor o drama para outros países e atrair mais compradores. É para atrair estes tipos de mercado que os idols aparecem constantemente na tv. O boom do kpop começou na Ásia e são os fãs asiáticos que mais viajam para a Coreia. As lojas de cosméticos escolhem sempre estrelas famosas no Japão, para atrair as fãs, e o dinheiro, dessas fãs.




Muitos fãs de kpop pensam que chegando à Coreia, ouvirão as músicas dos seus idols favoritos em todo o lado, que encontrarão promoções em todo o lado e que basta passear pelas ruas para encontrar idols e famosos em todo o lado. Pensam que chegam à Coreia e que as pessoas sabem tanto de kpop como nós, fãs internacionais.


É claro que a Coreia tem que explorar esta popularidade do kpop para promover o país, o kpop será a forma de descobrir um fantástico país. Por isso o governo da Coreia aposta cada vez mais na promoção do kpop. Neste momento o kpop é a janela de abertura da Coreia do Sul para o mundo. Muitas fãs internacionais vivem na sua própria realidade de kpop, mas a realidade coreana é muito diferente.


O debut de alguns grupos é muito badalado entre as fãs internacionais, esses grupos ganham muitas fãs, mas na realidade na Coreia, quase ninguém sabe quem eles são, as músicas deles não passam nas rádios, nas lojas e é difícil de encontrar promoções desses mesmos grupos e muita gente nem faz ideia dos nomes deles.


Então foi isso! Esperamos que vocês tenham entendido melhor como funciona o sistema em relação ao kpop na Coréia do Sul.



Matéria por: Lorena Dias

Fontes: Eat your kimchi, canal Megan Bowen e canal Asian Boss.

Não retirar sem os devidos créditos.

Comments


bottom of page