Na Coreia tudo se faz de forma rápida, desde refeições até mesmo as cerimônias de casamento. Cerimônias com duração de apenas 15 minutos? Como assim, Giovana? É isso mesmo meus caros leitores, lá as cerimônias modernas duram em média de 15 a 30 minutos, isso porque eles geralmente têm a vida muito corrida e atarefada, quanto mais rápido as coisas acontecerem, menor a 'perda de tempo'.
Outro fato bacana é que a cerimônia moderna e a festa são realizadas no mesmo ambiente. Vou explicar melhor! O casamento é separado em dois tipos de cerimônia, com cerca de 15 minutos cada: a moderna - igual qualquer casamento que você já tenha ido -, que acontece primeiro e é aberta aos convidados; e a tradicional, que acontece num outro espaço preparado com tudo que é necessário (roupas, adereços, objetos específicos, etc) e na presença apenas dos noivos e parentes. Enquanto está rolando a tradicional em um lugar, a 'festa' está rolando em outro com os convidados. Diferente, não é?
Na verdade, não é bem uma festa, é mais um almoço, mesmo e, assim que a cerimônia tradicional acaba, os noivos têm o dever de cumprimentar todos os convidados, coitados, não tem nem tempo de curtir o próprio almoço! A Youtuber Marcela Song se casou com um coreano em 2015. Em um vídeo que fez contando como foi o casamento, confessa que em determinado momento deu aquela escapadinha para poder comer hahaha.
Detalhando mais as cerimônias, vou listar aqui alguns fatos curiosos que acontecem:
Tradicional
∙ Os noivos e seus parentes precisam usar roupas especiais e exclusivas para a ocasião: os famosos Hanbok;
∙ Os noivos têm que reverenciar e pedir a benção primeiro dos patriarcas da família do noivo, os avós, e na falta deles, os pais, e depois fazer o mesmo com as pessoas de alta hierarquia familiar, pais e tios.
∙ Os pais do noivo jogam algumas amêndoas simbolizando prosperidade e a quantidade de filhos que o casal de pombinhos terá no futuro. A missão deles é pegá-las usando um lenço grande em que cada um segura uma ponta, ou seja, quanto mais amêndoas o casal pegar, mais prosperidade e mais filhos terão.
∙ O noivo tem que carregar a noiva nas costas dando uma volta completa pelo local da cerimônia. Quanto maior a volta, maior será a casa deles. (Cofira aqui)
Moderna
∙ Qualquer pessoa pode realizar a cerimônia, não precisa ser necessariamente um padre, pastor ou cerimonialista, basta ser uma pessoa culta, que tenha bons discursos, de boa índole e que seja de certa forma 'importante' socialmente. No caso da Marcela, foi o vice presidente de onde o sogro dela trabalha quem deu a benção.
∙ O nome do local onde é realizado a cerimônia é Wedding Hall, lá tem tudo o que é necessário para realizá-la, inclusive até um restaurante, onde há o almoço dos convidados.
∙ No mesmo local tem a sala da noiva, um lugar onde a noiva fica antes da cerimônia e as pessoas entram para tirar fotos com ela.
∙ O momento de jogar o buquê é um tanto estranho, haha. A noiva tem que avisar previamente ao fotógrafo quem vai pegar o buquê quando ela jogar, para que ele veja o melhor ângulo da foto e ela saia bonitinha e tudo mais, e depois a pessoa devolve o buquê para que a noiva continue tirando fotos com os outros convidados.
∙ O presente é dado em dinheiro, quanto maior for seu escalão na sociedade e seu grau de parentesco com o noivo ou com os pais dele, maior tem que ser o valor, por exemplo, enquanto um estudante presenteia com 50000 won (aproximadamente R$175,00), o gerente da empresa onde o noivo trabalha presenteia com 200000 won (mais ou menos R$700,00), entenderam? Quanto mais rico, mais dinheiro dá.
Eai meninxs? Preparadxs para o casório com o Oppa? XD
Matéria por: Giovana S.
Não retirar sem os devidos créditos.
Comments