top of page

O pop coreano até os anos 60

Hoje em dia, poucos fãs de kpop sabem, de fato, a sua origem. Então, neste post contaremos um pouco da história da música popular coreana!



A influência japonesa, britânica e estadunidense


Vamos começar em 1885, quando Henry Appenzeller chega à Coréia e começa a ensinar canções dos Eua e da Inglaterra em uma escola de música, chamadas em coreano de “changga”. Naquela época, a música era símbolo de protesto contra a invasão japonesa e a data marco foi 1 de Março de 1919, no “Movimento de Independência” com a música "Huimangga" (희망가, The Song of Hope). O primeiro álbum de pop coreano tem data de 1925 e tem como nome Yi Pungjin Sewol (This Tumultuous Time), de Park Chae-seon e Lee Ryu-saek. Nele haviam varias canções traduzidas do japonês. Em meados da década de 1920, o compositor japonês Masao Koga misturou a música tradicional coreana com música gospel. Esse tipo de música ficou conhecido como “enka”, no Japão e, mais tarde, na Coreia como “trot” (coreano: "트로트").



Movimento de Independência da Coréia

A chegada do ocidente na Coréia (1940-60)


Depois da divisão das coreias em Norte e Sul, após sua libertação da dominação japonesa, em 1945, a cultura ocidental foi introduzida no país em pequena escala, com bares e clubes ocidentais. Após a Guerra da Coréia (1950–53), tropas estadunidenses permaneceram na Coreia do Sul para sua proteção e com a presença das forças armadas estadunidenses, durante esse período, tanto a sua cultura como a mundial espalharam-se pelo país, tornando mais aceita a música ocidental.


Muitos cantaram para as tropas estadunidenses, geralmente em clubes exclusivos. Eles apresentavam diversos gêneros musicais, como country, blues, jazz e rock & roll.


Foto tirada durante a Guerra da Coréia.

Esperamos que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre a história da música popular coreana, e até a próxima!



Por: Lorena Dias

Não retirar sem os devidos créditos.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page