top of page

Patrimônios imateriais incríveis da terra do kimchi

Patrimônio imaterial é tudo aquilo que é intangível, por exemplo, músicas, danças, rituais, expressões culturais no geral, que ajudam de uma certa forma a entender e conhecer a história do país e da nação a qual pertence. Hoje trago a vocês alguns dos muitos incríveis patrimônios históricos imateriais da Coreia do Sul, que nos possibilitam conhecer um pouco mais dessa cultura muito diferente da nossa e bem interessante aos curiosos leitores de plantão!


Pansori


Declarado patrimônio cultural em 2003, o Pansori é um gênero musical tradicional coreano composto por características únicas, a música é basicamente uma longa história contada através de palavras, gestos e um instrumento típico tocado por um músico, o Buk, um tambor que dita o ritmo e deixa o todo ainda mais intenso e fascinante.




Taekkyeon


Declarada patrimônio cultural em 2011, o Taekkyeon é uma arte marcial coreana praticada a muito tempo, desde a época dos Três Reinos, datada do ano 57 a.C até 676 d.C, e consiste em movimentos fortes e precisos de ataque e defesa que aos olhos de leigos parecem leves e suaves como uma dança, e o fundamento dessa arte é o respeito pelo próximo e pela comunidade. Antigamente havia batalhas entre aldeias vizinhas em busca da união regional e, consequentemente, uma sociedade mais integrada.




Kimchi


Declarado patrimônio histórico em 2013, o Kimchi é uma espécie de conserva que é feita com o Baechu, o repolho asiático, junto com diversos temperos, onde o Baechu é condimentado e fermentado junto dos temperos para obter propriedades benéficas à saúde. A elaboração da conserva e o partilhamento com pessoas próximas e a família chama-se Kimjang, que é tida como uma cultura valiosa que ensina o verdadeiro significado da convivência, linda filosofia né?!




Dança Cheoyongmu


Declarado patrimônio cultural em 2009, o Cheoyongmu é um espetáculo de dança que era realizado na antiguidade nos palácios tradicionais para espantar a má sorte e dar as boas vindas ao novo ano que estava a caminho. O criador do espetáculo chamava-se Cheoyong, foi ele quem compôs a primeira música e organizou o primeiro baile para jogar longe a má sorte! O nome do criador explica bem o nome da criação hahaha. A dança, que era tida como um evento real oficial, era composta por cinco bailarinos, os quais usam trajes multicoloridos que representam os pontos cardeais e, um deles, o centro.




Eai galerinha, gostaram de saber um pouco mais sobre esse país incrível e encantador através destes patrimônios super bacanas? Espero que sim! Enfim, vou ficando por aqui nessa, espero vocês numa próxima!! :)



Matéria por: Giovana Silva

Não retirar sem os devidos créditos.


Comments


bottom of page