top of page

Religiões na Coreia do Sul

Conheça as religiões mais populares no país do K-Pop.


Ao contrário do que muitos pensam a Coreia do Sul não tem o budismo como religião predominante e possui outras correntes religiosas que, cada vez mais, ganham popularidade no país.



Após a Guerra da Coreia na década de 1960, a fé cristã se popularizou principalmente por conta das missões religiosas que tinham como finalidade resgatar o bem-estar espiritual para impulsionar a reconstrução do país, fazendo com que a presença de igrejas adeptas ao Cristianismo dobrasse neste período.


Em 2010, as religiões cristãs passaram a ter a maior porcentagem de adeptos, com 29% do total, sendo 18% protestantes e 11% católicos, e as doutrinas budistas contemplaram 23%.

Após 2010, a igreja católica avançou no número de fiéis, enquanto a igreja evangélica sofreu retração. O principal motivo seria a rigidez do Protestantismo. Porém, em 2015, as igrejas evangélicas adotaram novas políticas em suas doutrinações que recuperaram o número de frequentadores.



Apesar da forte presença religiosa, quase metade da população coreana (46%) não possui religião definida, sendo que destes, 15% se consideram ateus.


Uma justificativa para a fatia da população sem religião estabelecida, principalmente entre os jovens, é o desinteresse em assumir compromissos com uma religião, apesar de que, para os jovens que frequentam alguma instituição religiosa, o ambiente religioso proporciona maior interação e socialização, um fato que facilita para os mais tímidos.


Outra justificativa para a afirmação de religião indefinida, seria para as minorias religiosas que desejam omitir sua doutrina, evitando comentários preconceituosos.


Por Lívia

Não retirar sem os devidos créditos.

Comments


bottom of page