top of page
Foto do escritorKS Entertainment

2018: O ANO DAS WEBTOONS

As histórias em quadrinhos que dominaram o mundo dos k-dramas neste ano.


Dos quadrinhos para as TVs, os dramas baseados em webtoons foram a sensação desse ano. Não só a Coreia adaptou como eles também se tornaram alguns dos que tiveram destaque. Mas para entendermos porque isso é tão animador, vamos entender primeiro o que é.


Webcomic são histórias em quadrinhos publicadas online. Sabe aquelas tirinhas digitais que provavelmente você viu no Twitter ou no Instagram (quem sabe até no Facebook)? Esse é o nome oficial delas. Geralmente, elas são publicadas em inglês para estar disponível para um maior número de pessoas.


As Webtoons seriam essas webcomic coreanas (manhwas, os mangás coreanos, publicados online também entram nessa). Elas são totalmente voltadas para o mercado coreano, apesar de algumas serem publicadas em inglês mais tarde. São tão populares que a Coréia possui plataformas específicas para isso, como o LINE Webtoon ou Lezhin Comics.


Talvez a mais famosa delas você conheça. Cheese In The Trap, criado por Soonkki, foi publicado originalmente de 2010 até 2017 em coreano. Em inglês está sendo publicado desde 2015. A história foi dividida em quatro temporadas, rendendo 15 volumes ao total.



A história foi adaptada em 2016 para drama pela primeira vez pela tvN, com um elenco cheio de nomes famosos, como Kim Go-Eun, Park Hae-Jin, Seo Kang-Joon e Lee Sung-Kyung. E novamente foi adaptada esse ano, como filme.



Cheese In The Trap é um ótimo exemplo de drama adaptado de sucesso. Apesar da história não ser tão fiel (no caso do filme, nada fiel) e de dividir os fãs até hoje, se tornou muito famoso e é um dorama bem indicado. Sookkin criou uma história complexa, onde é bem fácil você se identificar e, além disso, está toda hora te mostrando que as pessoas nunca são unilaterais.


Esse tipo de adaptação está se tornando cada vez mais comum. Talvez daqui a alguns anos, crie-se um mercado próprio para isso - como são para os animes baseados em mangás -. Se acha que eu estou exagerando, neste ano de 2018 tivemos nove webcomics coreanas que viraram dramas. E não são nomes desconhecidos não: inclusive, muitas adaptações você provavelmente já ouviu falar.


Começando por: What’s Wrong With Secretary Kim? Aquele drama cheio de fofura e drama, que desde a sua estreia não saía da boca de ninguém e conta a história de amor do CEO metido e sua secretária.


Escrito por Kim Myeongmi e Jeong Gyeong-Yun, foi originalmente publicado com o nome “Kimbiseoga Wae Geureolgga no Gaha”, começou em 2013 e foi finalizado com quase 100 capítulos. A sua versão em inglês está publicada atualmente no TappyToon, mas você consegue achar alguns capítulos traduzidos para português.



Mama Fairy And The Woodcutter, aquele drama de uma fada presa na Terra que está atrás da reencarnação do marido, cheio de CGI e efeitos especiais, também foi baseado em uma webtoon. Intitulada “Gyeryong Fairy Tale”, é uma obra de Dol Bae que está sendo publicado no site Naver Webtoon desde Março do ano passado. Mesmo pesquisando, só consegui achar os dois capítulos grátis em coreano no site original. O que é uma pena porque a arte da obra é linda, e lembra muito as pinturas antigas.



Aquela história sobre um homem lindo e rico que trabalha como empregado na casa de uma mulher, Your House Keeper, além de ser o sonho de muitas no drama, é um sonho também na sua versão em história em quadrinhos. Com o nome de “Dangshinui House Helper”, foi publicado originalmente em 2014 por Seung Jung-Yeon no site do Ktoon, onde estão disponíveis apenas cinco capítulos (e em coreano).



Também veio de uma webtoon o drama que conta a história da menina que faz cirurgia plástica depois de sofrer bullying pela sua aparência, que também a impedia de fazer as coisas que gostava: My ID Gangnam Beauty. Criado por Gi Maeng-Gi com o mesmo nome, foi publicada originalmente no site Naver Webtoon de 2016 a 2017. Apesar de alguns fóruns terem começado a traduzi-la, você só a acha completa em inglês, em sites não oficiais.



Feels Good To Die é um drama que ainda vai ser finalizado e conta com um loop temporal, onde a protagonista fica presa toda vez que o seu chefe detestável morre. A webtoon se chama Feel Good If You Died e tem 61 episódios, publicados originalmente no Daum Webtoon de 2015 a 2016, por Gold Kiwi Sae. Apesar disso, há sites não oficiais que publicaram todos os capítulos em inglês, mas não há lugares que tenham a publicado traduzido para o português.



Clean Up With Passion For Now foi o último drama a estrear esse ano, que também foi baseado em um webtoon. Apesar de ter sido criada uma personagem para a adaptação, continua sendo a história do cara misofóbico que se apaixona por uma menina que não está nem aí se estiver coberta de sujeira.


Com o nome de “Ildan Ddeugeobge Chungsohara”, a autoria é de Aenggo e foi publicado originalmente no site Comico em 2015, possuindo 135 capítulos e uma side story com 22 capítulos. Esse foi um dos casos que a história tem um enredo diferente, apesar dos personagens e a ideia principal se manter.



Além dessas, também tivemos mais três adaptações: o mini-drama Ping Pong Ball e os dramas My First Love e Goodbye to Goodbye.

Saber que existe mais material para consumir desses dramas é muito bom e nos deixa mais empolgados. Com o sucesso de What’s Wrong With Secretary Kim e My ID Is Gangnam Beauty, por exemplo, podemos apostar que cada vez mais dramas se basearão em histórias em quadrinhos, já que está nascendo um público para isso (já há novas adaptações confirmadas para 2019).


A abertura desse tipo de possibilidade pode acabar trazendo para nós lindos enredos que nos farão rir, chorar e nos encantarão com a sua história.



Matéria por: Yasmin Santos

Não retirar sem os devidos créditos.


Kommentare


bottom of page