top of page

COMO INDICAR DORAMAS PARA INICIANTES

Atualizado: 7 de dez. de 2018

Nada de Goblin ou de Moon Lovers. Se você quer apresentar o mundo doramático, eis aqui o seu guia.


Os doramas se tornam parte indispensável das nossas vidas quando começamos a assistir.

Não há como explicar como essas novelas asiáticas nos trazem uma sensação única que queremos compartilhar com os outros. Mas quando pessoas fora desse meio decidem entrar na onda e perguntam por recomendações, acabamos nos empolgando demais e citando alguns que são péssimos para alguém começar.


Por isso, depois de várias vezes que eu indiquei doramas para os outros e me decepcionei completamente, venho aqui dar um guia para indicar a pessoas viciadas na cultura ocidental.


Para começar, há algumas dicas que eu aprendi depois de tanto quebrar a cara por ter empolgado alguém com o dorama errado.



1) NUNCA indique seus doramas favoritos


O problema não é indicar o que gosta, mas como indica. Ninguém que eu conheça indica Moon Lovers por ser um dorama legal e sim como “UM DORAMA MARAVILHOSO COM UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE, MEU DEUS, VOCÊ PRECISA VER COMO É O MELHOR DO UNIVERSO”. Isso faz com que as expectativas cresçam muito e o normal é que elas não sejam atingidas. E dependendo do que indicar e do gosto pessoal para quem indica, a pessoa pode odiar a indicação e você pode ficar com seu coração partido por ela ter detestado.



Como evitar esse problema: Tente sempre indicar doramas medianos, aqueles que não são ruins, mas também não são os melhores. Vale também indicar doramas que você dropou (começou e não terminou) por motivos como a quantidade de episódios ou o ritmo da história que não combina com o seu gosto pessoal.



2) NUNCA indique doramas complexos


Apesar de nós conseguirmos criar histórias complexas, as obras asiáticas possuem um ritmo completamente diferente, várias vezes dominando mais nesse gênero e nos deixando sem ar várias vezes. Para quem é dorameiro e já se acostumou com esse ritmo, sabe lidar com isso. Mas quem está chegando agora pode ficar perdido ou não entender o enredo em sua totalidade. Goblin, por exemplo, não é o melhor a se indicar, pois possui vários detalhes que podem ser ignorados, tirando muito da sua magia. Até mesmo o próprio final poderia sofrer com isso, já que ele também transmite uma mensagem triste nas entrelinhas.



Como evitar isso: Tente sempre indicar doramas bem simples, que tenham uma trama só ou poucas tramas sem muita subjetividade. Doramas clichês são bem recomendados, já que além de estar lidando com elementos que também existem em séries e filmes americanos, as tramas várias vezes não têm tanta profundidade.



3) Evite indicar doramas muito culturais


A menos que a pessoa em questão seja eclética e esteja sempre aberto a novas experiências, o choque cultural entre ocidente e oriente é muito grande e dependendo do que você escolher, pode ser demais para alguém. Não estou falando sobre doramas históricos, pois eles acabam entrando na categoria de fantasia; falo de doramas como Goong (ou Princess Hours), que apesar de explicar como a realeza coreana funciona, pode ser demais para alguém entender e não ser babaca de zoar o estilo de vestimenta, por exemplo.



Outro exemplo são doramas japoneses que muitas vezes enfrentam preconceitos graças à forma diferente de atuação. Comentários maldosos sobre japoneses e sua atuação focada em expressões existem até mesmo entre dorameiros. Então, para não se estressar ou entrar em uma discussão, evite indicar


Como evitar esse problema: Tente indicar doramas mais próximos da cultura conhecida por quem está querendo entrar nesse mundo. Lakorns (doramas tailandeses) são muito bons nesse quesito. O mesmo vale para doramas coreanos carregados de suspense, ação e/ou investigações policiais.


Se ainda está em dúvida do que indicar, dou aqui 3 exemplos de doramas bons para quem está começando.




Strong Woman Do Bong Soon é maravilhoso para indicar, ainda mais para aquele amigo que ama filmes da Marvel ou da DC. O porquê disso é que a história parece muito com a origem de um super-herói, além de acrescentar o romance e a comédia e ser bem tranquila de assistir.




Age Of Youth está quase sempre nas minhas indicações por ser um drama que trata de assuntos bem sérios, com protagonistas fortes e com personalidades bem fixas. Muito bom para indicar para quem gosta de histórias YA (Young Adult).





Go Go Waikiki é o mais novo que entrou na minha lista por ser um dorama bem fácil de assistir carregado de comédias e momentos de vergonha alheia que nos faz passar. Quem gosta do ritmo das sitcoms vai adorar ver esse dorama.


Essas dicas não são regras, mas evitam decepções. E nem sempre elas precisam ser seguidas a risca, porém depende muito do gosto individual de quem quer começar a assistir.


É só ter cuidado que poderemos cada vez mais contribuir para que doramas sejam apreciados por todos.



Matéria por: Yasmin Santos.

Não retirar sem os devidos créditos.

Comments


bottom of page