top of page

Feel Good To Die: Por Que Você Precisa Assistir?

O dorama da KBS2 é uma comédia com loop temporal, cenas de morte, pessoas detestáveis e uma protagonista passiva agressiva... Por que não assistir?


Um dos últimos doramas que ainda vão terminar nesse ano, Feel Good To Die começou a ser exibido ainda em novembro, estando atualmente no seu 24° episódio (até o momento que essa matéria foi escrita). Faz parte do time de histórias adaptadas de webcomics (histórias em quadrinhos online), como Mama Fairy And The Woodcutter e What’s Wrong With Secretary Kim?


Conta com um elenco composto pela Baek Jin-Hee (de Jugglers e Let’s Eat 3), Kang Ji-Hwan (de Coffee House e Lie To Me) e Goong Myung (de Bride Of The Water God e Drinking Solo). Você provavelmente deve conhecer ele desse pôster teaser (maravilhoso por sinal).



Mais uma vez a Coreia nos dá um dorama com viagem no tempo, mas dessa vez de um jeito diferente. A trabalhadora Lee Roo-Da tinha uma vida completamente normal até o dia em que o seu chefe mesquinho, mandão, nojento, egocêntrico e ignorante, Baek Jin-Sang morre. Desde então ela fica presa num loop temporal, voltando sempre para a manhã daquele dia e tendo que vivê-lo até o momento que ele morre.


Apesar dessa proposta não parecer muito agradável e louca demais quando você lê a sinopse, posso dizer com certeza que Feel Good To Die me surpreendeu. E por isso, eu vou tentar convencer você que estava em duvida ou que nunca ouviu falar desse dorama a assistir, e não me deixar sozinha nesse rolê.



Começando pelos protagonistas, examinando-os bem superficialmente, percebe-se são baseados no clichê do chefe um tanto abusivo e da empregada submissa. Roo-Da, a nossa heroína, é aquela típica trabalhadora que tem raiva mortal do chefe, mas é acomodada demais para fazer algo contra. Então ela segue a vida sendo a controlada que está sorrindo por fora, mas xingando até a 15° geração dos seus superiores.



Mas o que eu pensava que seria uma personagem que não chove nem molha e que depois de tudo eu a esqueceria, se transformou em uma mulher cativante que várias vezes se desvia do caminho que você espera que ela faça. Meu amor por ela chegou a um nível que eu ficava o episódio inteiro esperando o sorrisinho passivo agressivo dela, pois sabia que depois disso ela faria alguma loucura.



O mesmo vale pra Jin-Sang. O chefe totalmente detestável começa dando a entender que vai ser aquele personagem difícil de engolir, aquele que vai fazer você se estressar só de aparecer em cena. E realmente é assim, mas por pouco tempo. Nós nos sentimos vingadas em cada momento que ele morre nos dois primeiros episódios (era capaz de soltar uma risada maléfica todas as vezes que ele se esculhambava). Mas depois do quarto episódio (lembrando que esse dorama possui 32 episódios com meia hora de duração), eu passei a gostar dele.



Mesmo o personagem continuando sendo um pé no saco que não tem o menor tato para lidar com os outros, eu comecei aos poucos a admirar ele, mais rápido do que eu achava que iria.



As cenas que eles estão juntos são muito boas. Os dois têm uma boa dinâmica e é o jeito que um olha para o olho, com aquele ódio imposto no olhar, que me fez ficar ansiosa para a próxima vez que Jin-Hee e Jin-Hwan vão contracenar (ou melhor, a próxima vez que eles vão brigar).



A história tinha de tudo para ser repetitivo. Apesar de que existem inúmeras formas de morrer, o que me desanimou de acompanhar desde o comecinho. A verdade é que eu costumo evitar todo e qualquer tipo de enredo que tenha coisas bem fantasiosas assim por medo de sofrer uma decepção.



Logo nos primeiros episódios, há muitas mortes, mas talvez seja o brilho dos atores que não nos faz enjoar. Tem momentos que te deixa ansioso esperando o momento e o jeito que o loop temporal vai acontecer. E os personagens estão juntos com você nisso, enlouquecendo quanto pior a situação se torna.



Eu não esperava que esse drama/comédia fosse tão instigante. Muitas das cenas engraçadas acontecem quando você menos espera, e é o que te faz rir alto sem querer. Muitas vezes, parece que o roteirista está nos ouvindo quando aparecem situações que são exatamente o que você queria que acontecesse.



 

SPOILER ABAIXO


O episódio 2 é um bom exemplo disso. Quando Jin-Sang consegue ultrapassar o nosso limite de paciência para aquela inteligência mesquinha dele, tudo o que desejamos é fazê-lo calar a boca. E é o que Roo-Da faz, numa cena que eu terei para sempre gravada na minha mente.




SPOILER ACIMA


 


E a parte dramática da história está aí para fazer críticas importantes à hierarquia no meio de trabalho coreano. Há abusos verbais e físicos sendo retratados no dorama, momentos que fazem seu sangue ferver de raiva ou que te dói o coração. Tenho certeza que a maior das críticas da história é: nem sempre que está acima (hierarquicamente) de você será o mais competente para liderar. A cada episódio, isso se torna cada vez mais real, principalmente quando personagens ingênuos e gananciosos se tornam idiotas e cruéis com o poder (sim, as coisas estão bem tensas por enquanto).



Feel Good To Die terá a sua última exibição no dia 27 de Dezembro. Não espere o final dele e comece já a assistir. Entre no time de quem está roendo as unhas para ver o final (e que está preocupada com as possíveis revira-voltas que pode acontecer).



Matéria por: Yasmin Santos

Não retirar sem os devidos créditos.


Comentarios


bottom of page